Aditivos de Óleo Hidráulico: O que são? Quais os tipos?

Os óleos hidráulicos possuem propriedades que tornam próprios para o uso em vários tipos de sistemas. Os produtos corretos protegem os equipamentos e auxiliam no funcionamento, mas para uma vida útil mais longa, existem os aditivos.

Esses aditivos são misturados aos fluidos para que se tornem apropriados ao uso de sistemas hidráulicos sem que haja perigo de combustão, formação de bolhas e outras características indesejáveis que não podem ser evitadas.

Quais são os aditivos mais comuns?

Quem trabalha com sistemas hidráulicos sabe que, para um bom funcionamento da máquina, é necessário escolher o melhor tipo de óleo hidráulico para haver a proteção e prolongamento da vida útil.

Por isso, principalmente os que são a base de petróleo (e são os mais utilizados nas indústrias), recebem aditivos em sua fabricação e eles são separados em duas categorias:

Aditivos de óleo hidráulico que prolongam a vida útil do óleo

  • Antioxidante: A oxidação acontece devido ao contato do óleo com o ar. E essa é uma reação comum em todas as máquinas. Porém, é possível retardar essa reação que contribui também para a baixa lubrificação, forma o ácido que corrói a máquina, gera partículas de carbono e aumenta a viscosidade do óleo. 

A oxidação, além do óleo hidráulico inadequado, pode ser aumentada pela alta temperatura do óleo; Catalisadores metálicos, tais como cobre, ferro ou chumbo e também o aumento no fornecimento de oxigênio. Esse aditivo cria uma película protetora nas peças.

  • Aditivos antiespumantes: Com o movimento rápido das peças, além da temperatura aumentar, nos sistemas, também ocorre a formação de bolhas e, consequentemente, de espuma, que acelera a cavitação, aeração e também a oxidação. Esses aditivos não permitem que as bolhas sejam aglutinadas no óleo. Elas se juntam em uma bolha maior que se desprendem do óleo e estouram, evitando os danos.
  • Melhoradores do índice de viscosidade: Conforme a temperatura aumenta, o óleo lubrificante pode sofrer alteração em sua viscosidade, fazendo com que a máquina exija paradas mais frequentes. Esses aditivos aumentam essa propriedade pela ruptura de moléculas, fazendo com que a viscosidade aumente mesmo com altas temperaturas.

Aditivos protetores de superfície que protegem as superfícies

  • Anticorrosivo: Como o próprio nome diz, esses aditivos protegem as superfícies dos danos da oxidação entre outros problemas. Ele também cria uma película protetora na peça, prolongando a vida útil;
  • Aditivos de extrema pressão ou antidesgaste: São Geralmente utilizados em fluidos de transmissão e em ambientes de alta pressão e temperatura, como, por exemplo, as extremidades das palhetas numa bomba ou motor de palheta. Quando o óleo alcança certa temperatura, esse aditivo impede que a película formada na máquina se desgaste.
  • Aditivos detergentes ou de limpeza do motor: São destinados à lubrificação e manutenção da limpeza, pois evitam a formação de resíduos de carbono durante a combustão.

Para preservar seu sistema hidráulico, não se esqueça dos aditivos, que ajudam a prolongar a vida útil do seu maquinário. Além disso, outro fator importante é a qualidade dos filtros hidráulicos que você utiliza e para isso, a melhor escolha é Newtec!

 

Mais posts

× Como posso te ajudar?