Atualmente, o óleo hidráulico é um dos materiais mais utilizados em máquinas de vários setores: mineração, agrícolas, automotivos entre muitos outros que, de tempos em tempos precisam ser trocados para continuarem a funcionar bem sem prejudicar a produção ou funcionamento.
Apesar de o óleo hidráulico ecológico já ser uma realidade, na verdade, os mais comuns ainda são os minerais e sintéticos que podem ser tóxicos para o meio ambiente, contaminar rios, lençóis freáticos e o solo.
E isso também acontece com os filtros que ficam por conta de proteger o óleo dos contaminantes externos. Segundo a ABRAFILTROS, esse componente é enquadrado Resíduo Perigoso I, não podendo também ser descartado como lixo comum.
Então, como fazer para que o uso de óleo hidráulico e filtros não prejudique o meio ambiente?
Reciclável?
Os óleos têm como função minimizar o atrito entre peças móveis de algum mecanismo, refrigeração, transmissão de força, isolar e proteger ou vedar frestas. Por isso, é quase impossível pensar em desenvolvimento econômico/industrial sem eles, com a ajuda dos filtros.
Contudo, aproximadamente 80% da sua composição é óleo mineral, um derivado do petróleo, fazendo com que se torne um resíduo perigoso para o meio ambiente. O filtro, por sua vez, barra toda sujidade que possa prejudicar o óleo, fazendo com que ele dure por mais tempo. Ou seja, um filtro de qualidade também é um aliado do meio ambiente, fazendo com que menos resíduo seja produzido e descartado na natureza.
A boa notícia é que esses dois componentes são recicláveis. Segundo Resolução nº 362/2005 do CONAMA, todo óleo hidráulico deve ser rerrefinado e os filtros podem ser entregues à ABRAFILTROS para serem reaproveitados.
Como funciona o processo de rerrefino?
Você sabia que 1 litro de óleo hidráulico pode contaminar 20 mil litros de água? Por isso, é importante que o descarte seja feito corretamente, afinal uma pequena quantidade pode causar danos irreparáveis, já que é um produto que não é absorvido pela natureza.
Já em contato com solo, impermeabiliza, causa infertilidade do solo, destrói a vegetação e acaba com o húmus, um importante adubo natural, ideal para o crescimento saudável de plantas.
Com o rerrefino, o óleo hidráulico sujo e velho volta ao seu estado original, podendo ser reciclado infinitas vezes resultando em um produto nove e garantindo a sustentabilidade do processo.
Destinação
A pessoa ou empresa que quiser contribuir doando o seu óleo hidráulico usado, deve seguir algumas normas:
- De acordo com a NBR 12.235/92, o gerador (pessoa) deve armazenar o resíduo corretamente em um local coberto, impermeável, seguro contra vazamentos, incêndios e de fácil acesso;
- Esse local deve proteger o óleo utilizado de outros contaminantes que possam prejudicar o rerrefino;
- A entrega deve ser feita para um revendedor ou coletor autorizado pela ANP.
De acordo com o site Ecycle, a Resolução da CONAMA nº 362/2005, art. 17, inciso II diz que o consumidor que entregar o óleo tem o direito da troca pelo produto rerrefinado, desde que esteja também em boas condições de uso e armazenamento.
O descarte correto de filtros hidráulicos
Ao contrário do óleo hidráulico, os filtros não podem ser recuperados e reutilizados, por isso, quando coletados, seus componentes são separados, de acordo com o diagrama abaixo feito pela ABRAFILTROS:
A divisão dos componentes dos filtros é feita da seguinte maneira: 23% são de metais que são enviados para siderúrgicas; 75% são de outros componentes que são coprocessados em cimenteiras e os 2% restantes são de óleo hidráulico que são rerrefinados. Com isso, nada é enviado para aterro sanitário
O programa Descarte Consciente ABRAFILTROS de filtros hidráulicos surgiu há 10 anos e atende alguns estados brasileiros. A associação coleta e recicla os filtros que são entregues pelas empresas parceiras, de acordo com a legislação vigente, estabelecidas pelas Secretarias de Meio Ambiente dos estados participantes.
Devido à classificação como resíduos perigosos, os filtros também precisam de uma logística especial: somente podem ser coletados em postos previamente cadastrados e realizados por empresas especializadas que possuem condições de realizar o transporte de acordo com normas de transporte e manuseio.
No ano de 2021, a associação bateu a marca de mais de 24 milhões de filtros reciclados no Brasil, mesmo em estados que não possuem o programa, como, por exemplo o Espírito Santo:
“Não houve assinatura do Termo de Compromisso por questões governamentais, o programa foi cumprido com metas internas, que foram mantidas para ter parâmetro na proposição de novos volumes, sem prejuízos às empresas participantes do programa no cumprimento da legislação”, disse Marco Antônio Simão, gestor de projetos e coordenador do Programa Descarte Consciente Abrafiltros.
A previsão é que essa meta aumente com o passar do tempo, afinal, quanto menos resíduos na natureza, o meio ambiente se recuperará dos danos causados pelas mãos do homem.
A Newtec é uma empresa que se preocupa com a ação no meio ambiente: nossas peças são produzidas com matérias-primas de qualidade, visando o melhor funcionamento e uma vida útil mais longa. Contribuindo assim, com a menor produção de resíduos tóxicos na natureza.