Indústria offshore: Qual a importância dos filtros hidráulicos?

https://pixabay.com/pt/photos/plataforma-de-petr%c3%b3leo-oceano-5232047/
Plataforma de Petróleo (Reprodução/Pixabay)

O termo indústria offshore refere-se às empresas que possuem atividades afastadas do seu território de origem, por exemplo, a do setor de extração de petróleo e a de gás natural. E este  é um dos setores econômicos que mais cresce no Brasil e no mundo devido à demanda de petróleo: segundo o site Siemens Energy, a tendência é aumentar, atingindo o pico de produção em 2030.

Para a extração dessa matéria-prima, conhecida como ouro negro, são necessárias plataformas em alto mar, onde é possível encontrar um material de melhor qualidade. Neste cenário, o Brasil se destaca pela extração do pré-sal, uma reserva de gás natural e petróleo que só pode ser encontrada em águas profundas (abaixo de 7 mil metros do nível do mar), após uma camada de sal de 2 mil quilômetros de espessura. 

Os campos de exploração do pré-sal estão presentes em aproximadamente 800 quilômetros da costa brasileira, nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo.

A importância da exploração de petróleo e gás natural para o Brasil

O Brasil, atualmente, aparece como um dos maiores produtores de petróleo na indústria offshore mundial, responsável por aproximadamente 40% da produção total mundial, exportando para países como China, Chile e os Estados Unidos.

Além disso, é o segundo item mais exportado do país, com aproximadamente 1,1 milhão de barris exportados em 2018. Em 2021 houve um aumento de 38% de poços perfurados em relação a 2020, segundo a ANP (Agência de Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

E, durante o 2º Seminário Instrumentos de Divulgação de Informações sobre Exploração de Petróleo e Gás Natural, o diretor da agência afirmou que, para 2022 a indústria offshore deve receber ainda mais incentivos: “Como será possível verificar no Relatório Anual, apenas para o ano de 2022, estão previstos investimentos em atividades exploratórias que superam R$ 3,3 bilhões”.

Os filtros na indústria offshore

Assim como em outras indústrias, os filtros hidráulicos estão presentes na indústria offshore em várias partes do processo e possuem diferentes necessidades, como na fase de perfuração.

Neste primeiro momento, as máquinas entram em contato com fluidos e detritos que podem fazer com que a máquina pare, se não houver filtros hidráulicos. Eles os removem, resfriam e limpam a broca e ainda permite a estabilidade do poço. 

Na etapa de completação, o poço é encamisado e recebe cimento para que ele se firme e então os canais de escoamento são perfurados para que eles se encaminham em direção ao poço. Os fluidos de completação são responsáveis por limpar esse local, porém, com o avanço do trabalho, os poros do poço são bloqueados por sólidos que prejudicam a produção da indústria offshore. É essencial que os fluidos injetados estejam livres dessas partículas, por isso eles devem passar por filtros antes que sejam inseridos nesse processo. 

Na produção, o petróleo pode ser contaminado por areia que pode se acumular nos poços, por isso, ele é filtrado mais uma vez, evitando danos nos equipamentos e paradas forçadas. Neste processo também ocorre a separação de óleo, gás e água. O óleo é levado para uma estação de tratamento, em que ocorre a separação de água e detritos e então para o separador atmosférico.

Antes de virar gás, o petróleo é levado para o “safety-gas”, um local de armazenamento que retira os líquidos antes do resfriamento e desidratação e então a água que sobra neste processo tem todo o óleo retirado sendo descartada.

As últimas etapas do tratamento são o refino e distribuição: na primeira, os filtros são utilizados de acordo com sua finalidade, levando em consideração sua aplicação. Na distribuição, ocorre o armazenamento dos produtos filtrados em suas devidas especificações finais.

 A indústria offshore ainda capta água do mar para usos na plataforma, como injeção, resfriamento, água potável e formação de hipoclorito. Mas antes de chegar ao produto final, ela passa por uma série de filtros que removem micropartículas 

Segundo o site Meio Filtrante, a indústria offshore brasileira é uma das mais desenvolvidas e isso é reflexo das normas que regulam todo o processo desde os estudos de viabilidade do local até a distribuição. E os filtros Newtec acompanham essa evolução. Nossas peças para a indústria offshore estão de acordo com as normas vigentes, aumentam a vida útil do maquinário, tudo pensando para reduzir reparos e manutenções constantes. Conheça nosso catálogo e soluções para esse mercado.

Mais posts

× Como posso te ajudar?