O que fazer quando o trator molha? Recupere sistemas hidráulicos após fortes chuvas

Não é sempre que enchentes podem ser previstas para que pessoas possam salvar suas vidas e itens de valor. No campo, esse acontecimento pode levar à perda de insumos, gado, plantações e máquinas, porém, quando o trator molha, o que pode ser feito para recuperar sistemas hidráulicos?

 

Tratores e escavadeiras são robustos e podem ajudar em salvamentos, porém, não são feitos para essa finalidade e não podem ficar muito tempo embaixo da água devido às suas peças.

 

Por isso, quando um trator molha, é importante tomar medidas para evitar danos aos sistemas hidráulicos e mecânicos.

 

Continue a leitura do artigo e saiba como recuperar sistemas hidráulicos:

 

Recuperar sistemas hidráulicos: O que fazer quando o trator molha?

 

Os tratores são os veículos mais utilizados na agricultura e segundo o site Cursos CPT, são utilizados em atividades agrícolas como plantio, para arar, manutenção, colheita e adubação em campos e grandes áreas, reduzindo o tempo em que a tarefa seria realizada.

 

Pela sua importância, porte e também valores, já que são equipamentos dispendiosos, é importante que quando ocorrem inundações, enchentes ou exposição à chuva, as verificações de segurança sejam feitas antes do seu uso.

 

Comece pela verificação do óleo hidráulico. Quando um trator molha, a água pode entrar em contato com o fluido e atrapalhar seu desempenho.  Em muitos casos, o óleo deve ser descartado e é necessário realizar uma limpeza completa do reservatório antes da substituição.

 

Em seguida, confira os filtros do sistema hidráulico do trator que podem ter sido afetados pela água. Substitua-os para garantir o bom funcionamento do sistema após uma limpeza completa de todo o sistema. E com isso, verifique se há vazamentos, inspecionando todas as válvulas e conexões em busca de vazamentos. Qualquer vazamento deve ser corrigido imediatamente para evitar perda de fluido e danos aos componentes.

 

Por último, não se esqueça de acoplar as mangueiras e outras peças corretamente. Isso evita que elas se soltem durante a operação.

 

Lembre-se que isso deve ser feito com o trator seco para que esse teste seja feito.

 

Além disso, a manutenção preventiva regular do sistema hidráulico é fundamental para garantir seu bom funcionamento:

 

  • Troca de óleo do sistema de transmissão e componentes: Siga o cronograma de manutenção recomendado pelo fabricante para trocar o óleo do sistema hidráulico e outros componentes.
  • Desmonte das rodas: Periodicamente, desmonte as rodas para inspecionar os componentes internos e garantir que não haja desgaste excessivo.
  • Engraxamento: Lubrifique os pontos de articulação e componentes móveis regularmente para evitar atrito excessivo e desgaste prematuro.
  • Limpeza do radiador e troca de água: Mantenha o radiador limpo e troque a água regularmente para evitar superaquecimento.
  • Troca da garra de tração: Se a garra de tração estiver desgastada, substitua-a para manter a eficiência do sistema hidráulico.

 

Lembre-se sempre de seguir as orientações do fabricante e realizar a manutenção preventiva para garantir a longevidade e o bom desempenho do sistema hidráulico do seu trator mesmo quando ele enfrenta condições adversas.

 

Para filtros e elementos hidráulicos de boa qualidade, utilize filtros Newtec, que há 20 anos entende a necessidade do produtor rural e desenvolve soluções compatíveis com diversas máquinas.

Confira nosso catálogo e faça seu pedido.

Mais posts

× Como posso te ajudar?