Filtros de respiro: Qual sua função e importância?

Sistemas hidráulicos possuem aspectos robustos, porém pequenas partículas podem causar danos irreversíveis a todos os componentes e até mesmo gerar prejuízos na produção da empresa ou do equipamento. Os filtros são uma barreira para evitar esses problemas e o filtro de respiro é um dos primeiros bloqueios.

Essas sujeiras nem sempre vêm do óleo, mas também do ar em sistemas hidráulicos com cilindros, no qual o nível do reservatório tende a diminuir, fazendo-se necessária a entrada de ar. 

Com os filtros de respiro, o operador garante que somente o ar filtrado e limpo entre no sistema e sua integridade seja mantida. 

Por que o filtro de respiro é importante?

As falhas em sistemas hidráulicos são causadas, em quase sua totalidade, pelo atrito entre as partículas e as paredes dos componentes. Materiais como gotas de tinta, soldas, pequenas pedras e até mesmo sujeiras invisíveis a olho nu são extremamente nocivas para todo o circuito.

Outro problema que pode ocorrer em sistemas hidráulicos é a entrada de água e ar que, com o tempo, pressão e aumento de temperatura, são condensados e representam uma ameaça aos fluidos hidráulicos. 

Existem três tipos de filtros de respiro que podem ser utilizados em sistemas hidráulicos: os respiradores básicos, que não possuem elemento filtrante substituível; o avançado, com elemento filtrante que barra as partículas sólidas, mas não umidade e os enchimentos, que permitem que o tanque faça a troca de ar e protege a entrada de contaminantes. 

E como funcionam os respiros?

Em sistemas hidráulicos, a pressão sofre variações que exigem um elemento para a expulsão do ar quente, então não aumenta essa pressão a níveis críticos, ocasionando na parada imediata do sistema. 

Isso acontece devido à dilatação natural dos fluidos: quando está quente, ele se expande e precisa liberar essa pressão excessiva. Esse é um processo esperado em sistemas, porém danoso se houver pressão em excesso, o que pode acontecer quando o fluido utilizado é de uma viscosidade diferente da recomendada, devido à saturação de filtros e elementos filtrantes.

A mudança de pressão também pode ocorrer quando o sistema é ligado e então o fluido que está frio começa a circular, esquenta, se expande e precisa que essa névoa se dissipe. Por mais que sistemas hidráulicos sejam fechados, existe a necessidade de implantação de filtros de respiro para preservar o bom funcionamento. 

Caso contrário, além da temperatura elevada, a pressão aumenta, assim como a umidade, que causa problemas como a cavitação. Para esse último problema, alguns respiros também possuem dissecantes que removem as partículas de água.

Assim como os outros filtros, os respiros também precisam ser dimensionados conforme as características do sistema, afinal, cada um possui uma capacidade, vazão e usos diferenciados, o que exige do filtro, diferentes necessidades. 

Segundo o site Acculube, geralmente, os respiros barram partículas maiores que 3 mícrons, porém, esse número pode variar e por isso não existe uma solução única para o sistema hidráulico. 

A saturação dos filtros de respiro

Mesmo com filtros que seguem padrões de qualidade como ISO, SAE e NAS, com o tempo é comum que eles saturem, devido ao trabalho intenso e então, começam a perder a capacidade. 

O desempenho de sistemas hidráulicos dependem diretamente de manutenção, limpeza e substituição de filtros e fluidos. Aliado a fluidos saturados, os filtros quando deixam de funcionar podem resultar em desgastes, degradação e alto potencial de falha e então paradas que podem interromper o fluxo de produção. 

Mas, além disso, filtros de respiro com a qualidade Newtec dão proteção a mais e maior vida útil de todas as peças do circuito. Os filtros de respiro são produzidos com matéria-prima de qualidade e possuímos soluções personalizadas para diversas finalidades. 

Mais posts

× Como posso te ajudar?