Os sistemas hidráulicos estão presentes em nosso cotidiano há muito tempo e consiste em utilizar fluidos (água ou óleo) para gerar força mecânica (hidráulico vem do grego “hydro”, que significa água e “aulos”, condução). É um sistema bastante antigo e descrito pela primeira vez em 1648 e, apesar de grandes inovações, são soluções eficazes até mesmo para as máquinas mais modernas.
Os sistemas hidráulicos são aplicados na maioria dos maquinários de fábricas e maquinários pesados, devido a sua eficiência e segurança. Contudo, é possível encontrar também em equipamentos pequenos, como o Macaco Hidráulico para levantar carros e caminhões.
Além disso, é possível encontrá-los em:
- Guindastes;
- Empilhadeiras;
- Escavadeiras;
- Prensas hidráulicas;
- Brinquedos em parques de diversão;
- Aeronaves;
- Lemes de barcos;
- Direção hidráulica de carros;
- etc.
Mas, o que faz os sistemas hidráulicos serem tão eficientes?
Por quais motivos os sistemas hidráulicos são utilizados até hoje?
Os sistemas hidráulicos são versáteis e, uma das suas principais vantagens é a capacidade de mover grandes cargas, por muito mais tempo, com eficiência e constância, sem a ajuda de polias, alavancas ou roldana, sendo um sistema mais em conta que outras, como exemplo os sistemas pneumáticos, mecânicos e elétricos.
Facilidade de manuseio e controle preciso: Em equipamentos que utilizam sistemas hidráulicos, geralmente possuem alavancas e botões que controlam a velocidade, parada e a aceleração de forma precisa (aproximadamente 0,01mm de controle), além de torque e força constantes.
Durabilidade: Com um design simples, porém robusto, os sistemas hidráulicos são mais duráveis e, com o cuidado certo, são menos propensos a quebrar ou apresentar falhas. Outro fato que permite maior durabilidade é o fato de terem menos peças que sistemas mecânicos e elétricos.
Economia: Por usarem menos peças, o sistema hidráulico também é mais barato e simples de manter. Isso permite que seja mais fácil encontrar a falha e consertá-los rapidamente, evitando longas paradas e perda de produção.
Manutenção: Se instalados de maneira correta, os equipamentos e peças do sistema hidráulicos podem trabalhar por muito mais tempo, necessitando de menos manutenção e mais tempo entre as de rotina. Ao contrário de sistemas elétricos e mecânicos que geralmente precisam de lubrificação a cada 80 horas, além da verificação de fios e o perigo de falhas de um componente que pode atrapalhar toda a cadeia de produção ou na perda de todo sistema.
Segurança em sistemas hidráulicos: O fluido hidráulico possui alta densidade, que possui menos chance de vazar que os gases de sistemas pneumáticos. Atualmente, existem fluidos de difícil inflamabilidade ou não-inflamáveis, evitando que em qualquer vazamento aconteça incêndio.
Eles também não causam faíscas, podendo ser utilizados em locais que o risco de incêndio pode ser mais perigoso que o normal, como fábricas de produtos químicos.
Os sistemas hidráulicos também podem ser instalados em ambientes com alta temperatura, já que existem filtros hidráulicos capazes de promover o resfriamento do fluido, em contraponto a outros sistemas que, caso entrem em contato com alta temperatura podem entrar em combustão, explodir ou ocasionar perda de todo equipamento.
A segurança se estende aos trabalhadores que precisam ficar próximos aos equipamentos. O calor gerado em sistemas hidráulicos não é suficiente para causar desconforto e os protegem de acidentes laborais.
Sustentabilidade: Mesmo com fluidos hidráulicos derivados do petróleo, os sistemas hidráulicos são mais sustentáveis que outros sistemas, pois eles podem ser reciclados, assim como peças de filtros. Além disso, atualmente, existem fluidos biodegradáveis.
E para uma maior durabilidade dos seus sistemas hidráulicos, você pode contar com a Newtec! Nosso catálogo possui uma variedade de filtros com elementos filtrantes capazes de protegê-lo em até 99% de contaminantes, promovendo maior vida útil!
Conheça nossos produtos e confie na qualidade Newtec!